sexta-feira, 5 de setembro de 2014

FOTOS DA HORTINHA











13 comentários:

  1. Respostas
    1. ´E sim Alda! Estou tentando cultivar uma hortinha improvisada no meu mini quintal. Minha casa ainda está em construção e levará um bom tempo para ficar pronta, mas sou louca por plantinhas, então fiz um canteirinho e vou cuidando, sem muita prática mas com carinho!

      Excluir
    2. Ah, que legal! Está certíssima! Quer adubo melhor que carinho?
      Beijos!

      Excluir
  2. Tem razão, carinho é o melhor pra tudo! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, que espetáculo hein, Deus abençoe.Gostei de ver. Seu quintal parece bem grande, isso é bom. Dá pra fazer uns canteiros bem legais como os que você fez. A cebolinha está bem desenvolvida, já pra deixar o prato verdinho, rsrsrs. A couve tá parecendo aquela manteiga, estou certo?
    Muito bonito, sinceramente. Se tem uma coisa que alegra a nossa vida é poder acordar de manhã e ver aquela hortinha repleta de ervas que a gente mesmo planta, e na hora de comer então, acho que o sabor é outro, muito mais gostoso. E aí, já comeu uma saladinha com essa couve? Parabéns Edna, adorei ver essas fotos, que bom que ainda existem pessoas que valorizam essa arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Josemar, e obrigado pelo carinho.
      Engano seu, meu quintal é minúsculo, e a casa ainda está em construção, mas agente vai dando um jeito. Comi saladinha de couve sim, colhi cebolinha e salsinha, uma delicia! A couve está misturada, alguns pés são manteiga, outros são uma verde de folha bem tenra, não sei o nome. Obrigado por tudo Josemar, Deus esteja sempre com você!

      Excluir
    2. Só mais uma pergunta: essa terra é escura assim mesmo, ou você adicionou algum tipo de esterco? Espero que siga em frente com a construção, mas desejo, de verdade, que possa ainda assim manter um pedaço do quintal para não perder esse prazer inigualável de cultivar uns canteiros. Beijo, fica com Deus.

      Excluir
    3. Oi josemar! E sempre um enorme prazer receber você aqui no meu cantinho. Olha, onde moro é uma região de terra argilosa e a amarela, péssima para cultivo, mas costumo guardar cascas de legumes, folhas de arvores e misturo com a terra. Também comprei uma terra orgânica na floricultura e misturei tudo. Só assim para cultivar flores e hortaliças. Não quero colocar adubo e nada que não seja natural. Sei que vão surgir pragas, mas vou contar com sua ajuda e de outras pessoas para me ensinar receitinhas caseira para combater.
      Quanto a minha construção, ainda vai levar um tempinho para terminar, mas aquele cantinho onde está o canteiro vai ficar reservado. Ainda que eu tenha que plantar em vasos como planto as flores eu terei pelo menos cheiro verde.

      Excluir
    4. Oi, boa tarde Edna. Na verdade já havia visto a resposta, mas faltou tempo para sentar e responder.
      Então você faz aquela compostagem com os restos de alimentos, é excelente, fiz isso aqui uma vez quando plantei alfaces em garrafas pet e o resultado foi excelente. Quanto às pragas, sempre existe métodos naturais para se combater, na internet mesmo encontramos algumas receitinhas básicas, mas no que puder, estamos aí para ajudar também.Da última vez que plantei couve(que sofre muito com pragas), plantei na casa de um parente pois não tenho espaço, elas sofreram muito com as pragas, mas combato apenas com as mãos, jogando água levemente e retirando-os. Até que funcionou, porém foi bastante estressante, e quando chegou o calor, elas não resistiram, e acabei focando mais nas alfaces e rúculas na produção caseira mesmo.
      Mas o importante é isso, independente do espaço, não perdermos a vontade e o prazer de estar sempre mexendo numa terrinha, mesmo que seja em vasos para ter o nosso cheirinho verde, rsrs.
      Beijo, até as próximas postagens.

      Excluir
  4. Respostas
    1. OI Valéria, que bom ter você por aqui! Bom que você gostou!
      Também amo tudo isso! Beijus, Deus te guarde sempre!

      Excluir
  5. Muito bom poder plantar, para depois colher! Continua!
    Também gosto.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Que bom saber que você gosta de plantar.
    Eu ainda cultivo uns temperinhos em vasos. Algumas flores também.

    Beijinho.

    ResponderExcluir