quarta-feira, 3 de março de 2021

MOMENTOS




Ando costurando pedaços de sonhos rasgados, puìdos, que sei que dormem dentro de mim.

Me agaro a eles, como me agaro a minha fé, para seguir. A dureza que a vida tem me presenteado, as adversidades que tenho enfrentado, não tem endurecido meu Eu. E, nas minhas andanças internas, em busca de força para construir a colcha da minha vida, me deparo com uma mulher frágilizada, mas com uma coragem imensa. Entre os retalhos, encontro partes de um antigo ser,  que pensei não mais existir. Um ser que ainda resiste, apesar da escuridão que tem atravessado. Costurar no escuro, se faz nescessario, porém exige habilidade, cautela, para não perder o encanto, a delicadeza, a essencia do meu verdadeiro Eu.

Não creio que seja para aprender algo, para me tornar um ser melhor,ou muito menos; que este seja o resultado dos alinhavos que fiz na colcha da minha vida.

Coloquei amor em cada ponto, cada retalho, bonito ou não. Dei laços, onde muitos deram nós, colori onde não havia cor, bordei flores entre espinhos...E, ainda assim, minha colcha não tem a beleza desejada, a leveza planejada, as cores sonhadas. Entre um ponto e outro, tem um nó difícil de desatar, um laço que teima em ser desfeito, alguns retalhos manchados de lágrimas teimosas,despudoradas, que não pedem licença para descer. E, elas vão formando um certo  sombreado, na delicadeza de alguns retalhos, escrevendo uma história diferente da qual sonhei.

Nesse momento, os pontos tem sido desencontrados, apertados, de tons cinza, que também fazem  parte da composição. Não direi que está ficando feia, ou entristecida, pois o cinza, também é cor, que colore partes da vida, e muitas vezes o coração. Só queria ter mais lilás, para colorir a maior parte da colcha...Mas, não é verdade, que a vida tem a cor que escolhemos...

Não mesmo!!

43 comentários:

  1. "" A vida tem a cor que escolhemos ""

    Totalmente de acordo. Muita força, muita coragem, muita fé e... caminhar sempre em frente.
    .
    Abraço poético.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ricard!
    Desculpa minha ausência em deu blog. Tempos difíceis demais.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem qualquer problema amiga edna figueiredo.
      Desejos que esses tempos difíceis rapidamente terminem e que tudo volte à normalidade

      Deixando cumprimentos

      Excluir
  3. Obrigada!
    Desejo o melhor para você 😊

    ResponderExcluir
  4. Que profundo y doloroso texto amiga Edna, con verdades y sentimientos tanto desgarradores como bellos, por que el gris también es un color y los colores pueden dar luz, solo necesitas encontrar la calma, esa calma que cambia tu mundo interior.

    Un inmenso placer leerte amiga, se feliz

    ResponderExcluir
  5. Obrigada caro Jorge!
    Me perdoe a ausência em seu blog, tenho vivido dias difíceis.
    Mas, espero em Deus dias de calmaria.
    Abraços, Deus cuide de ti.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da publicação. A cor é que nos escolhe a nós!
    *
    Silêncios... d'outras paragens...
    *
    Beijos e um dia feliz

    ResponderExcluir
  7. Querida, Edna!

    Que texto lindo! Triste, verdadeiro, sensível, que mostra a mulher corajosa e forte que habita teu ser.
    Que apesar das provas está de pé, disposta a continuar caminhando.

    Eu entendo quando diz que não é verdade que a vida tem a cor que escolhemos, você deseja o lilás e encontra o cinza.
    Talvez a cor não seja a escolhida, mas o tom é você que está colocando, um tom de coragem, de poesia e amor.

    Desejo que a turbulência passe e venha dias de sol, de claridade e de muita luzbe e quem sabe essa luz seja lilás.

    Sinta meu abraço afetuoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Sônia,
      como gostaria de chegar e colocar aqui, somente tons de alegria, cores vivas, que cobricem todo cinza ou boa parte.
      Mas, você sabe que não é bem assim. Sabe dos pesos que tenho carregado, das tormentas duradouras que tenho atravessado.
      Sei que, embora eu me sinta impotente, ou fraca, não vou desistir jamais!
      Creio em dias de calmaria.
      Anseio por eles.
      Obrigada pelo carinho e por sua amizade.
      Que Deus abençoe você sempre 🌷🌹

      Excluir
  8. Olá Edna, desculpa minha ausência também por aqui. Seus textos são sempre profundos, tocantes, vibrantes, mas sem perder a sutileza, a delicadeza que lhe é tão peculiar. Que você siga confiante, costurando poeticamente seja na dor, seja mo amor e nos brinde sempre com essas suas palavras sábias de vida vivida na sensibilidade. Abraço e que você possa costurar ainda lindas toalhas de mesa, colchas de retalhos formando lindos mosaicos poéticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Andrea!
      Peço desculpas por estar ausente dos blogs...Tempos muito difíceis.
      Obrigada pelo carinho 🌷
      Que Deus abençoe e proteja você sempre 🌷

      Excluir
  9. Edna, a vida pode nos dar a cor cinza mas a gente pega o lilás de dentro de nós e a vive, mostrando pra ela a nossa essência e a nossa força. Sempre do nosso tom predileto.
    Beijos, tô por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida amiga!
      O cinza faz valorizar mais(destacar),o lilás que a vida me presenteia.
      Beijos, minha eterna gratidão 🌹

      Excluir
  10. Gostei imenso do seu texto. É excelente, não só na forma mas também (e principalmente) no conteúdo. Essa forma de encarar a vida é muito positiva e, dessa postura, só poderão advir coisas boas.
    A propósito do seu texto, lembrei-me dum poema que escrevi em tempos, há pouco menos de 1 anos, que penso encaixar no seu texto como uma luva e que tomo a liberdade de aqui o reproduzir:

    Por vezes, notamos que o canto, dantes alegre,
    deixa cair uma lágrima sentida,
    esquecendo que o sonho preserva a queda
    na triste elipse que nos confina
    à letargia do não existir fetal.

    Também sentimos que há momentos, sem magia,
    em que não deixamos correr a meninice,
    esquecendo que o tempo não refreia a nascente
    da qual provém o enorme rio da vida.

    Vemos, até, que a voz, habitualmente vibrante,
    às vezes fica mortiça, declinada,
    deixando de abrir prisões que acorrentamos ao colo,
    esquecendo a fuga essencial
    aos medos que conservamos em naftalina
    nas gavetas das nossas fragilidades.

    Nessas alturas, esquecemos que o sonho
    antecipa o prazer das alvoradas
    que hão de chegar como o vento,
    que de tão prometedoras são o ar do nosso fôlego.

    Mas nada de mal sucede quando a vida,
    sem espartilhos, regressa célere à ribalta do sentir,
    para que resista na voz de um canto menino
    que pegue nos sonhos de novo
    e os chame à realidade.


    Já aqui não vinha há meses, mas gostei de voltar.
    Bom fim de semana, querida amiga Edna.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Olá Jaime!
    Obrigada pelo carinho!
    Fico feliz por você ter gostado.
    Me perdoe a ausência em seu blog.
    Estou ausente de todos.
    Passando por momentos muito difíceis...

    Gostei demais do seu poema.
    Parabéns!
    Me identifiquei muito com ele.
    Abraços, Deus cuide de ti.

    ResponderExcluir
  12. "... deparo com uma mulher frágilizada, mas com uma coragem imensa."

    Bom domingo, querida amiga Edna!
    Seja o que for, tenha a certeza de que já tem de que Deus é por nós, nunca nos abandona.
    O lilás é a cor da Espiritualidade que há traz dentro de si.
    Esteja bem, amiga, proteja-se!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderExcluir
  13. Obrigada querida Rosélia!
    Estou segurando firme,alguns retalhos lilás, e guardando dentro de mim.
    Não sabia que o lilás é a cor da espiritualidade!
    Tem tudo a ver comigo 😊 Agora entendo o porque de ser minha cor favorita.

    Desculpe a ausência em seu blog. Estou enfrentando momentos muito difíceis,desde o final de outubro. Meu filho mais novo está bem doente...
    Mas, não me esqueço de nenhum seguidor do meu blog. Estão sempre em minhas orações.
    Beijos 🌷🌹

    ResponderExcluir
  14. A vida realmente não a da cor que escolhemos,às vezes só tem uma opção de cor que dura anos. Te ler dói, porque sei perfeitamente no detalhe de cada retalho da sua colcha o que sente, o que segura por dentro. Mas sabemos que Ele nunca nos abandona, diferentemente de algumas pessoas, e certamente terá lilás e outras cores para colorir a vida. A cor da paciência mostra o arco íris depois da tempestade.
    Muita saúde paz para toda família!
    Bom domingo e uma semana abençoada para vocês.Bjs.
    Tenho uma postagem sobre colcha também
    " Somos uma colcha de retalhos com momentos da própria vida.
    Cada pedaço vivido é unido lado a lado com o detalhe da superação individual.
    Somos nós que a fazemos bonita aos nossos olhos e talvez um exemplo para quem está bordando a sua e ainda não encontrou o sentido da vida.
    Talvez possamos não gostar da nossa colcha por causa de alguns detalhes que foram pregados devido ao  inesperado que foi preciso acontecer para que a colcha continue sempre a crescer.
    Muitas vezes tem algumas pessoas que queriam ter a beleza desses pedaços trabalhosos que a nossa contém... Devemos nos orgulhar dos alinhavos e da força que fazemos para mantê-los unidos sem se perderem.
    Histórias de lutas, vitórias, tristezas e alegrias.
    Uma colcha de retalhos de vida entrelaçada a outras vidas."


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga,
      e como as pessoas abandonam a gente.... 😌
      Só tenho contado com meu filho mais velho e com duas amigas queridas que fiz através do blog.
      Sei bem, que o único que está sempre comigo em todas as situações,é Deus.

      Vamos costurando, com as cores que a vida nos apresentar, fazendo o melhor para ter uma colcha de histórias verdadeiras. Tristes, mas, belas.

      Amei seu texto.
      Beijos, Deus cuide de ti 🌹

      Excluir
  15. Olá, querida Edna!

    Seu texto é um bordado com todos os pontos, mas não desanime porque o Universo é bom e vai saber reconhecer sua força.

    Lamento a doença de seu filho, talvez Covid, suponho, mas o bem vencerá o mal.

    Tenho estranhado você na blogosfera, mas agora sei o motivo. Tenha esperança, minha amiga!

    Em Portugal, a pandemia está abrandando, mas está quase tudo fechado. Tem de ser desse jeito.

    Beijos, abraços e as melhoras de seu filho mais novo.

    ResponderExcluir
  16. Querida Céu, não é convide.
    Não direi o que é, pois não tenho autorização dele para expor aqui.
    Mas é algo que não tem cura, apenas tratamento.
    Beijos, Deus cuide de ti 🌹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, querida!

      Entendo perfeitamente sua posição.
      A privacidade de cada um de nós tem de ser respeitada.
      Então, que faça o tratamento certinho.

      Beijos e o melhor para todos vocês.

      Excluir
  17. Edna, a vida nos traz surpresas e nem sempre das melhores cores! Desejo melhoras pro teu filho! Te cuida bem também! beijos, chica

    ResponderExcluir
  18. Querida amiga Edna, que a mulher de coragem imensa que você é alinhave e costure tudo com a perfeição que Deus imprime sempre aos pontos e laços da vida. Não esmoreça, Deus está sempre contigo e com os teus filhos e vos levanta nos braços quando as forças se querem esvair. Pontinho a pontinho tudo irá sendo remendado, cerzido, costurado, com coragem, fé, esperança, persistência e a Graça e Amor de Deus.
    Oro por vós.
    Beijos e um abraço imenso de coração para coração!
    Força e Fé nessa luta!

    ResponderExcluir
  19. Obrigada querida amiga Fá.
    Também oro por você e sua família.
    Sei que Deus tem trago a mim e meus filhos no colo, por toda nossa vida.
    Beijos, obrigada pelo carinho 🌷

    ResponderExcluir
  20. Saudade daqui querida.
    Estes tempos tem sido
    muito complicados para
    todos nós.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, Edna
    Linda reflexão. Vamos orar pelo teu filho, Deus pode todas as coisas. No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  22. Obrigada querida Lucinalva!
    Que Deus abençoe e proteja você sempre 🌷

    ResponderExcluir
  23. Olá, querida Edna. Vi o seu comentário por lá, realmente dias difíceis e desafiadores, mas você é uma mulher forte e de fibra. Prossiga na força Daquele que tudo pode. Melhoras, cura para o seu filho!...
    Um texto bonito. A vida é bela, apesar de tudo. Busquemos as cores e valorizemos todas elas.
    Boa semana. Bjs e a minha torcida... Salmos 16.5...

    ResponderExcluir
  24. Obrigada querida Anete!
    Que Deus abençoe e proteja você e sua família.
    Amo os Salmos!
    Estou lendo agora 😊

    ResponderExcluir
  25. Boa noite querida Edna,
    Muito obrigada pelas suas palavras carinhosas no meu blogue.
    Os filhos são o nosso maior tesouro e só estamos bem se eles estão.
    Tem sido uma Guerreira e Deus lhe dará forças para continuar cuidando de seu filho, cuja doença me deixou muito entristecida.
    Nao desanime Deus é Pai e Ele está velando pelos dois.
    Tenha muita fé e esperança que seu filho ficará bem.
    Vou tê-lo e a você nas minhas humildes orações.
    Um grande beijinho e o meu carinho.
    Ailime

    ResponderExcluir
  26. Olá querida Ailime!
    Obrigada pelo carinho e pelas palavras tão gentis.
    Somente uma mãe, sabe o que realmente a outra senti, ao ver os filhos doente.
    Te agradeço muito pelas orações,
    esse é o melhor presente.
    Obrigada!
    Que Deus abençoe e proteja você e sua família!
    Beijos 🌷

    ResponderExcluir
  27. Olá minha doce Edna!
    Os filhos são os nossos maiores tesouros!
    As melhoras de coração, para o seu rebento.
    E se as colchas forem tecidas sem luz, não fique desanimada, nem tudo o que luz é ouro!
    Que a vida lhe traga beijos e plante muitos floreados de felicidade!
    Megy Maia🌼🌟🌼

    ResponderExcluir

  28. Gostando do que vi e li. Um texto com palavras sentidas, profundas, que chegam a emocionar. Sem dúvida que os filhos são o nosso maior porto de abrigo. Deixo votos de uma Páscoa muito feliz, com muitas amêndoas, coelhinhos e ovinhos de chocolate, e muita, muita Saúde, Amor e Paz, extensivo à sua família e amigo/as.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  29. Sus "Momentos", son la metáfora de la existencia. Al entrar en el alma, y hace ese buceo interior, refleja lo que es la vida, que no es un solo color, ese que asumimos, especulo, como el de la felicidad. Debemos enhebrar esa colcha con diversos retazos, que desvelan nuestra existencia entre los colores de la felicidad, la tristeza, la gloria, las caídas. >Un abrazo, desde mi cubil colombiano. Carlos

    ResponderExcluir
  30. Obrigada pelo carinho!
    Suas palavras me emocionaram.
    Beijos, que Deus abençoe você sempre 💜

    ResponderExcluir
  31. GOOD MORNING LORD JESUS, they have been blessing us with health and Peace and FAITH IN GOD FOR BETTER DAYS. JESUS I TRUST YOU MORE INCREASE MY FAITH ... I BELIEVE LORD IN YOUR MERCY ��❤��������⚔��⛪vitoriaeucreioexercitoamem������

    ResponderExcluir
  32. Gracias por esta maravillosa publicación, quiero aprovechar esta oportunidad para compartir sobre mi vida y cómo luché con la enfermedad del VIH/SIDA ante el Señor Jesús en mi vida como una vela encendida en la oscuridad. Me mostraste el significado de la fe con tus palabras. Sé que incluso cuando lloré todo el día pensando en cómo recuperarme, no estabas durmiendo, eras querido para mí. Me puse en contacto con el centro de hierbas Dr. Itua, que vivía en África occidental. Un amigo mío aquí en Hamburgo también es de África. Me habló de las hierbas africanas pero yo estaba nervioso. Tengo mucho miedo cuando se trata de África porque escuché muchas cosas terribles sobre ellos debido a mi cristianismo. dios por la dirección, da un paso audaz y ponte en contacto con él en el correo electrónico y luego muévete a WhatsApp, me preguntó si puedo ir a recibir tratamiento o si quiero una entrega, le dije que quería conocerlo. Compro el boleto en 2 caminos a África Para conocer al Dr. Itua, fui allí y me quedé sin palabras de la gente que vi allí. Patente, enfermos. Itua es un dios enviado al mundo, le dije a mi pastor lo que estoy haciendo, el pastor Bill Scheer. Tenemos una batalla real maravillosamente con Spirit and Flesh. Adoración esa misma noche. Él oró por mí y me pidió que lo guiara. Pasé 2 semanas y 2 días en África en Dr. Itua Herbal Home. Después del tratamiento, me pidió que me encontrara con su enfermera para la prueba del VIH cuando me la hiciera. Dio negativo, así que le pedí a mi amigo que me llevara a otro hospital cercano cuando llegara. Estaba demasiado blanco con el resultado, pero feliz dentro de mí. Fuimos con el Dr. Itua, le agradezco pero le explico que no tengo suficiente para mostrarle mi agradecimiento, que entiende mi situación, pero prometo que dará testimonio de su buen hacer. Gracias a Dios por mi querida amiga, Emma, sé que podría estar leyendo esto ahora, quiero agradecerte. Y muchas gracias al Dr. Itua Herbal Center. Me dio su calendario que puse en la pared de mi casa. El Dr. Itua también puede curar las siguientes enfermedades, VIH, Herpes, Enfermedades Neuromusculares, Hepatitis B, Hígado Inflamatorio, Diabetes, Enfermedad Inflamatoria Intestinal, Fibromialgia, recupera a tu ex. Puede contactarlo por correo electrónico o drituaherbalcenter@gmail.com, ..www.drituaherbalcenter.com .. Es un buen médico, hable con él amablemente. Estoy seguro de que él también te escuchará.

    ResponderExcluir