sexta-feira, 6 de março de 2020

EU...


Acho que estou mesmo velha, perdendo a capacidade de me reinventar, de renascer, de reviver, de reconstruir...
Antes eu era como uma corrente de água forte que contornava os obstáculos, abria brechas  entre as rochas e seguia sempre em frente. As vezes eu era como a água calma, fraquinha...mas me serpenteava, contorcia a procura de um lugar onde eu pudesse desaguar e continuar meu percurso. Seguia sem medo.  Muitas vezes sem saber para onde, mas seguia. Seguia com fé, na esperança de desaguar em um rio calmo e seguir para o mar, depois descansar na praia... Nunca encontrei a praia, nunca descansei...
Hoje, não sou uma corrente de água que secou, mas como uma borboleta que foi tirada do casulo antes do tempo. Frágil, assustada... Ou melhor, uma borboleta velha, que teve as asas machucadas e não consegui mais voar. Remendos  não servem para consertar asas, o peso atrapalha o voo. Não tem como voltar a ser casulo, para começar do começo, ter asas novas...já se foi essa fase.
Sei que não voltarei a ser como antes. Contento em voar baixinho, em pequenos voos, mas sem tanto medo, sabendo a direção.
Talvez, quem sabe, voltar a ser como água cristalina, que segue calma, serena, seu curso tranquilo  entre as margens de areia, onde borboletas venham descansar.

64 comentários:

  1. Ás vezes achamos que não servimos para mais nada e vem algo que nos mostra como estávamos errado. Que consigo aconteça isso bem rápido.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Deia.
    Que com você aconteça o mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna, você é uma pessoa muito especial. Eu consigo sentir o seu carinho e bondade e não a conheço pessoalmente. Acredite em si. Eu acredito. Em todo o seu blog está espelhada a sua essência. Você é especial. Um abraço enorme daqui.

      Excluir
    2. Olá querida Nura!
      Me emocionei com seu comentário tão lindo e gentil.
      Obrigada por me ver com os olhos do coração.
      Que Deus abençoe e proteja você sempre 🌷
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Edna

    Adorei sua visita e vim retribuir adorei o que li...

    As vezes também me sinto assim, como uma borboleta que saiu do casulo antes do tempo...

    Estou seguindo e voltarei.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Ani.
    Seja sempre muito bem vinda aqui no meu cantinho.

    Beijos, Deus esteja com você.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Edna, boa noite!
    Agradeço e retribuo a visita! Como descobriu meu blog?
    Amei o seu, e o que escreve. Você tem um modo muito delicado e sensível de encarar a vida... Parabéns!
    Li alguns posts seus, e me identifiquei - pois assim como você, um dia separei-me e tive que recomeçar do zero, após um casamento de 17 anos.
    Mas recomecei e superei muitos obstáculos, com a graça de Deus!
    Tenho certeza, que com fé e garra você vai se superar!
    Esses dias escrevi um texto fazendo um resumo de minha vida, para um site do qual participo. Vou publicar em meu blog, e depois te aviso.
    Acho que você vai se identificar!
    Um grande beijo, que Jesus ilumine sua vida!
    Adelisa.
    https://adelisa-oquerealmenteimporta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Adelisa,
    Obrigada por vir aqui. Gostei muito do seu comentário.
    Separei após 26 anos de casamento.(sofrimento rsrs). Está difícil pelos problemas de saúde e financeiro que enfrento. Mas posso dizer que minha casa ficou mais leve. Aquele ambiente pesado já não existe. Meus filhos podem ter um pouco de paz. Minha fé tem me sustentado, e um dia sei que estarei bem.
    Amei você aqui. Senti uma carinho tão sincero em seus textos e agora aqui.
    Muito obrigada. Deus esteja sempre com você.

    ResponderExcluir
  7. Talvez seja apenas uma pequena ave a quem as tempestades arrancaram algumas penas das asas. Mas não desanime nunca, pois as asas ficarão novamente fortes e lustrosas e poderá fazer os seus voos como deve ser.

    Um beijinho e um abracinho com amizade.

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga, assim espero!
    As vezes o peso é tanto, que as asas não tem forças para suportar.
    Mas é preciso continuar, mesmo voando baixinho, ou parando, é preciso continuar.

    Beijinho, Deus esteja com você.

    ResponderExcluir
  9. Olá. Cada idade tem a sua beleza natural. Perdem-se umas coisa, ganham-se outras. Perde-se por exemplo a fogosidade da juventude, ganha-se em experiência de vida

    Existem sempre asas parea voar, Em jovem voa-se até à discoteca. Mais velhos voa-se até ao café da esquina. E qual deles será o melhor? Discutível não é mesmo?

    O que é preciso é a cabeça voar sempre na direcção certa e na direcção equilibrada. O resto são recordações que nos devem incitar a viver e reviver nas coisas numa outra perspectiva que, será tanto ou mais bela que o voar com as asas da juventude

    Cumprimento...voadores

    ResponderExcluir
  10. Olá Ricardo,
    talvez você não tenha entendido o sentido da minha escrita, do meu "envelhecer". Não te culpo, é novo por aqui, e não conhece bem minha forma de expressar e minha história.

    Mas, tem toda razão!
    Cada idade tem sua beleza e suas vantagens.

    Sei que minha alma e meu espírito jamais envelhecerão!

    Abraço, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois se calhar não entendi. Mas seja como for...Força e felicidade em seu coração

      Tenha uma vida feliz

      Excluir
  11. Quem não tem dias de voar baixinho, quase rente ao chão? Ainda bem, depois alçamos, subimos pouquinho , mais um pouquinho...LINDO ! bjs, tudo de bom,feliz dia das mulheres no domingo! chica

    ResponderExcluir
  12. Olá querida Chica!
    Até nos vôos rasantes se encontra beleza e se escreve novas histórias, não é mesmo!?

    Beijos, Deus cuide sempre de ti 🌹
    Feliz e abençoado dia das mulheres 🌷

    ResponderExcluir
  13. Olá, adorei seu comentário!
    Entendeu o sentido do meu poema.
    Fico muito feliz por você gostar do que escrevo, e grata por ter você aqui

    Abraço, feliz final de semana para você!

    ResponderExcluir
  14. Beautiful poem!!I think you are a wonderful person and like the butterfly fly With Peace in nature:))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anita!
      Lindo seu nome!
      Seja sempre bem vinda aqui no meu blog.
      Amei seu comentário e fiquei grata pelo elogio.
      Volte quando quiser.
      Abraço e obrigada pela visita carinhosa🌷

      Excluir
  15. Bom sábado, Edna...
    Lindo rasgo da alma... Nosso "eu" precisa de respeito, compreensão e carinho. Uma coisa que me ajuda muito é "ser minha melhor amiga", assim vou entendendo os passos dados até então e prosseguindo com a cabeça erguida, na força do Alto!...
    Convido vc a Cirandar comigo no Ciranda de Frases...
    Obrigada pelo abraço por lá... Bjs

    ResponderExcluir
  16. Querida Anete,
    estou aprendendo a ser minha amiga, a ser a minha melhor versão.
    Me perdi de mim durante a vida... perdi a autoestima necessária, de tanto ser colocada pra baixo...agora estou reaprendi a me amar. Meio difícil depois de longos anos sendo diminuída.

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Deus abençoe e proteja sempre 🌷
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa quarta-feira, Edna!!!
      Prosseguindo, com fé e ações...
      Deus é Bom e Misericordioso, SEMPRE...
      Obrigada pelo carinho por lá...
      Vamos adiante!!!
      Com amizade e orações...

      Excluir
    2. Amém, querida Anete!
      Que seus dias sejam de bênção e paz.
      Beijos, Deus cuide sempre de ti 🌹

      Excluir
  17. Querida amiga Edna.
    Em 2012 eu fiz uma postagem exatamente porque estava me sentindo assim.
    " Vou começar a usar meu par de asas sobressalentes, as antigas tinham defeito, não abriam por completo.
    Passou muito tempo... Eu nem me dei por conta que tinha algo errado com elas."
    A maturidade vai chegando e vem essa fase mesmo, o jeito é ir levando a vida acreditando sempre que algo pode mudar por fora e por dentro da gente.
    Um feliz dia da mulher para você!
    Que Deus esteja sempre contigo. Bjs.🌹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga,
      nas minhas limitações atuais, sinto-me uma borboleta de asas rasgadas,rsrs.
      Ainda assim, tenho alma leve, sonhadora, que não deixo o peso tomar conta.
      Meu espírito é adolescente, minha essência, sei que vive em paz. Mesmo quando tudo em mim é caos.

      Deus abençoe você querida amiga. Que seus dias sejam sempre suaves🌷🌷

      Excluir
  18. Deixo-te esta canção de James Blunt, 1973:

    https://www.youtube.com/watch?v=Gys7gKMcIng

    Não está nada velha!
    É só que
    "Sua jornada ficou
    Marcada na sua pele"
    (Your journey's been
    Etched on your skin)

    Bom fim-de-semana, querida amiga!
    Que Deus te abençoe e proteja sempre.
    🌹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delicadeza amiga!
      Obrigada pelo carinho.
      Que Deus te dê caminhos floridos🌷

      Excluir
  19. Boa noite querida amiga Edna,

    Muitas das vezes já me assim, tolhida com aquela sensação de inutilidade, mas sempre há uma luz no meio do túnel como que acenando para um despertar e acreditar e aceitar que mudanças fazem parte da nossa história, cada fase da vida tem lá seus bons momentos e ai a gente chuta a impoderação, arrebita o nariz e segue em frente firme e forte outra vez. Desistir jamais!
    Bom findi e uma noite de paz.
    Bjss

    ResponderExcluir
  20. Olá Diná!
    Tenho "arrebitado" o nariz, olhado pro alto, buscado luz...e refugiado na fé, para seguir sempre. Me visto de esperança em busca de caminhos menos espinhosos. Sei que estou encontrando flores e luz entre pedras, por onde escolhi passar.
    Beijos, obrigada pelo carinho.
    Deus abençoe você sempre 🌷

    ResponderExcluir
  21. Feliz Dia Das Mulheres.
    Um ramo de 💐
    Para outra flor.
    Sorrisos de candura.
    Megy Maia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo e delicado presente!
      Obrigada!
      Beijos, flores para você 🌷🌹🌼

      Excluir
  22. Oi, querida Edna!

    Um texto mto bem escrito, um tanto desencantado, mas sereno.

    Os 20 anos não voltam mais, mas cada fase etária tem suas características. Voemos, então, ao som de um bolero de Ravel.

    Grata pelas felicitações pelo DIA DA MULHER, que retribuo com mta sinceridade e estima.

    Beijos e dias mto felizes, borboletinha-rs!

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde de domingo para você, querida Céu!
    Fico muito feliz por ter você sempre aqui.
    Obrigada por gostar do que escrevo. Talvez, possa parecer realmente "desencantado",mas não é. Tenho encanto pela vida,apenas me encontro em um momento delicado, meio difícil de lidar.
    Não sou pessimista, nem triste. Pelo contrário; sou alegre, leve e feliz.
    Falo no texto, da minha saúde emocional e psicologica,rsrs.

    Beijos , Deus cuide de ti 🌹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edna, querida!

      Eu conheço e já li seus posts mais antigos e sei um pouquinho da sua falta de saúde no campo emocional e psicológico.
      Sabe k estudei psicologia por dois anos? É verdade. Nós, pessoas, somos um mundo, por vezes, difícil de decifrar, mas as palavras são mto importantes.

      Espero k ontem, hoje, amanhã e sempre tenha dias mto felizes. É você quem faz os seus dias, acredite!
      Aconselho a k faça o seguinte exercício: pegue uma folha A4 e a divida por dias, ou seja, 2ªf, 3ªf, 4ªf, 5ªf, 6ªf, sábado e domingo.
      Qdo ao acordar, e se tiver uma ideia, uma palavra "batendo" em sua mente a escreva na folha. Pode fazer isso em qualquer período do dia ou da noite. Caso não tenha, não escreva. Se houver momentos ruins, pânico, desinteresse, medo de, enfim, algo negativo, escreva. Os estados positivos, ideias, momentos felizes, palavras k a encantam, escreva tb nos dias respetivos e depois coloque setas para baixo (down) e para cima (UP), se se justificar. Depois, no final da semana verá como se comportou sua saúde mental.

      Beijos e uma linda semana.

      Excluir
    2. Bom dia querida Céu!
      Obrigada pelo carinho.
      Faço alguns exercícios parecidos, vou fazer o que me indicou também.
      Te digo, lidar com crises agudas se pânico, TAG, depressão e Tanatofobia, não tem sido nada fácil.
      Nesses últimos cinco anos, posso te dizer, morri e renasci centenas de vezes,rsrs.
      Mas, sou teimosa, não desisto, nem deixo que roubem minha alegria nem minha leveza.
      Abraços com meu carinho 🌷🌹

      Excluir
    3. Oi, querida e carinhosa Edna!

      Não me agradeça nada, pois o faço por estima e muita amizade por você.

      Continue fazendo exercícios do género, pois ajudam mto nessas patologias.

      Ótimo! Todo o mundo "morre", por vezes, mas depois renasce cheio de força, novas ideias e muita esperança e alta autoestima.

      Desistir é um verbo que tem de sair de seu vocabulário. O esqueça e em vez desse coloque o AMAR, o CONTINUAR e o SEGUIR.

      Grata por suas lindas palavras no meu blog.

      Beijos e que o coração do Universo cuide de você e de toda a Humanidade. Estamos vivendo tempos mto difíceis, mas Jair Bolsonaro ainda não entendeu a situação. Como lamento!

      Excluir
  24. Querida, Edna!

    Me reconheci na sua escrita. Também já tive tantos momentos assim, onde a necessidade de me reinventar era tão grande.
    Ainda bem que o tempo passa e com ele vem também novos ares e que benção, quando os ares que nos chegam são mais leves.
    Ainda que o corpo envelheça, a alma estando leve, tudo se torna mais fácil.
    Que sua leveza te dê asas de borboleta e ainda que não voe alto ou por longas distâncias, sempre poderá ver a vida com novas cores e perfumes.

    Um abraço com muito carinho,
    Sônia

    ResponderExcluir
  25. Obrigada querida amiga!
    Ainda bem que o tempo trás
    pessoas maravilhosas como você, para minha vida. Assim, posso dividir, não só minhas palavras, mas também minhas alegrias e lutas.
    Querida amiga, que seu caminhar seja suave, que encontre em cada curva da vida, um rio calmo e uma praia de areias branquinhas, onde possa descansar enquanto observa borboletas.
    Beijos, Deus abençoe você sempre 🌷

    ResponderExcluir
  26. Minha querida que palavras tão duras e ao mesmo tempo encantadoras.
    Daqui envio - lhe um grande sorriso florido.💮
    Megy Maia

    ResponderExcluir
  27. Olá Megy!
    Você está se tornando uma querida para mim.

    Megy, minhas palavras expressam o que vivi e como sou.
    Falo do que trago na alma...
    É nova por aqui, então não conheci minha história,talvez por isso, sentiu minhas palavras duras.
    Mas, posso te garantir que sou uma pessoa de alma leve e espírito delicado e brincalhão.
    Se ler meus escritos um pouco mais antigos, entenderá minha forma de expressar.

    Um beijo, com carinho e desejos que Deus cuide de ti 🌹
    Obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ler um pouquinho.
      Para conhece - la um pouco melhor.
      Corações leves são sempre mais floridos.🌷
      Megy Maia

      Excluir
    2. Olá querida Megy!
      Fico muito feliz por você estar aqui e por querer conhecer um pouco mais do meus escritos.

      Conservar a leveza da alma, é fundamental para seguir.
      Beijos, Deus cuide sempre de ti 🌹

      Excluir
  28. Acontece com todas nós...

    Edna, agradeço os bons momentos de leitura de um texto impecável.
    Gostei de a receber no Refúgio dos Poetas... Será sempre bem recebida.
    Ótima semana... Tudo pelo melhor...
    Terno abraço.
    ~~~~~~~

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde Mano!
    Eu que sou grata por ter você aqui.
    Obrigada pelo elogio.

    Abraço, uma semana abençoada pra você!

    ResponderExcluir
  30. Todo es factible Edna, y siendo lo que eres, sin renunciar a nada, pero en consciente latido para que la vida permita el alcanzar y el tener ese don de volar en lo capaz, sintiendo la dicha y sin caer en desidias que erosionan y desgastan sin sentido. Gracias por todo la dado y recibido.
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  31. Olá Dionísio!
    A vida é muito complexa. Tem encantos e desencantos, por isso é tão bela.
    Obrigada pelo comentário tão carinhoso.
    Beijos, Deus cuide de ti.

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde querida Edna, vim te deixar um abraço carinhoso e deseja um feliz e abençoado findi!

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde querida Diná!
      Um fim de semana abençoado pra você 🌹
      Abraço, Deus cuide sempre de ti 🌹

      Excluir
  33. que texto lindo, profundo, tocante. Ah como me vi quando minhas asas foram cortadas e tive que me reinventar. Como me vi e vejo com as asas crescendo e podendo voar mesmo que baixinho, mas feliz. Obrigada querida Edna, bjosss

    ResponderExcluir
  34. Olá Andrea!
    Fico feliz por você gostar do que escrevo.
    E mais feliz, por você ter voltado a ensaiar novos voos.
    Beijos, Deus abençoe você sempre 🌷

    ResponderExcluir
  35. El poema en su integralidad es un símil o metáfora de la vida, que bien la versas sutilmente. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde Carlos.
    Fico grata por seu elogio e comentário carinhoso.
    Obrigada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  38. Olá Edna
    São os pequenos voos que nos levam a alcançar lugares magníficos. Desejo que o Senhor abençoe sua vida ricamente, Ele cuida de cada detalhe. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  39. Obrigada querida Lucinalva!
    Que Deus abençoe você sempre 🌷
    Beijos

    ResponderExcluir
  40. Olá Edna, tudo bem?

    Faz um tempinho que não venho aqui, rsrs

    Confesso que tenho um certo medo de perder essa capacidade de reinventar, como você mencionou. O tempo passa, talvez as coisas não aconteçam da forma como esperamos, não é mesmo?

    Isso traz uma certa insegurança, medo mesmo. Estou achando isso normal, duro, mas normal. A vida é complicada, vai por caminhos que desconhecemos e não entendemos.

    Você mesmo com todos esses sentimentos não perde uma coisa: a inspiração e a capacidade de escrever sempre bem, com beleza em cada palavra.

    Espero, torço e rezo para que você, mesmo com esses pequenos vôos, alcance lugares inimagináveis, lugares que você hoje acha impossível, mas que se torne possível, pela pessoa simples e boa que você é.

    ResponderExcluir
  41. Querido Josemar,
    nem sempre as coisas saem como planejamos, ou colhemos o que plantamos.A vida é uma caixinha de surpresas. Nem sempre boas, mas cabe a nós não desistir.
    Você me acompanha desde o começo do blog, sabe de várias coisas sobre minha vida.
    E, te digo, mesmo quando cheguei aí fundo do poço, onde tudo era escuridão, ainda cavei mais um pouco...e de lá, ainda sentia a mão de Deus me segurando. Nunca pensei em desistir.
    Não perdi minha leveza, meu amor pela vida, nem o desejo de me reerguer.
    Reinventar, para mim, tem sido um exercício diário. Não profissionalmente, já sabe os motivos.
    Sempre fui grata a Deus por tudo que acontece em minha vida, pois até nos piores dias eu tirei lições e tive Deus cuidando de mim e dos meus filhos.
    Também sou grata a você, por estar sempre me encorajando a escrever. Isso me fortalece.

    Sabe,tem um hino que ouço sempre, que diz assim: Quando você sentir medo, do teu lado eu estarei...
    E que, esse tempo é nescessário para amadurecer, pois Deus tem preparado coisas novas pra você.
    Creia, Deus está sempre cuidando de nós.

    Obrigada pelo carinho e pelos elogios.
    Te admiro muito!
    Sou grata por poder te conhecer também
    Beijos do meu coração para o seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao mencionar o hino aí, percebo o quão importante é o significado da música para ajudar a melhorar nosso astral.

      Música é tudo de bom, e esquecemos, ou não nos apegamos à sua importância e capacidade de mudar nosso sentimento.

      Sempre percebo isso, quando estou mal, e ouço uma música boa, dentro surge uma força estranha. Muito forte isso.

      Continue nesse caminho, esquecer os problemas é impossível. Mas conseguimos aplaca-los com coisas simples como uma bela canção!!

      Bela quarta, quinta e todos os outros dias, rsrs



      Excluir
    2. Não sou uma pessoa fanática por música, aliás, por nada,rsrs!
      Mas gosto de algumas músicas, e entre elas, está algumas que exaltam o nome de Deus. Me trás força e paz.

      Você, pelo que tenho visto, é bem ligado em música. Muito legal.

      Esquecer, realmente é impossível, mas vamos aprendendo a lidar com as situações difíceis.

      Obrigada querido Josemar!
      Que todos os seus dias sejam coloridos e lindos.
      Beijos, Deus cuide sempre de ti ❤

      Excluir