quarta-feira, 25 de março de 2020

QUANDO MEU OUTONO CHEGAR

Quando comecei meu blog...
Sempre amei escrever, para mim uma necessidade  da  alma.
Me coloco nas palavras, me entendo ao escrever o que tenho dentro de mim.
Sempre escrevi. Desde menina deixo registros dos meus sentimentos em papeis soltos, escondidos entre páginas de livros e em um diário que foi rasgado há uns anos...
Não é segredo para quem me acompanha aqui, que vivi um casamento longo e abusivo, triste... Foi quando ele leu meu diário que precisei parar de escrever, então ele foi destruído.
Mas, precisava escrever. Escrevia em folhas de caderno, lia e e queimava. Me aquietou por um tempo, mas as palavras que não escrevo me sufocam. Então surgiu,  tímido como eu e  como um por de sol de outono , o meu blog.
Cheio de nuvens, por vezes escuras, outras vezes avermelhadas, brilhantes, misteriosas...
 
Era um tempo onde eu ansiava por mudança, por libertação, por transformação. Primeiro no meu interior, depois, assim como as arvores no outono, me despir de tudo envelhecido, machucado, para dar lugar ao novo, a renovação.
Não sei quando comecei a amar o outono, só sei que as folhas  caindo, mudando de cor, sendo varridas por ventos suaves que sopram principalmente nos fins de tardes, me encantam!
Então percebi a semelhança entre o outono e o que eu sentia.
A ânsia de mudança, mas não era ainda a minha estação.
Precisava mudar as folhas, perder galhos, deixar de florir e frutificar, adormecer dentro de mim e ficar a espera de Quando Meu Outono Chegar.
 

76 comentários:

  1. Edna, é uma história com tristeza mas também com cura!
    É um anseio de tua alma que, generosamente você compartilha conosco e nos enternece com tuas palavras.
    Tua escrita traz uma suavidade.
    Espero que todas as estações possam te habitar, cada qual com sua beleza e peculiaridades.
    Muita gratidão por você postar! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Ana!
      Te agradeço por ter me encorajado a contar o porque do nome do meu blog.

      Também desejo que principalmente a primavera seja constante em sua vida.
      Beijos, Deus abençoe e proteja sempre 🌷

      Excluir
    2. Edna, que lindo! Gosto muito da forma como descreve os sentimentos (como já lhe disse), é brilhante. Escrever é organizar o interior e o Outono é uma organização do Planeta. A sua ideia é brilhante. Abraço enorme.

      Excluir
    3. Querida Nura,
      fico imensamente grata por você gostar da minha forma de escrever.
      Minha escrita é o que sou.
      Beijos, que Deus na sua infinita bondade cuide sempre de ti 🌹

      Excluir
  2. Boa tarde de paz e saúde, querida amiga Edna!
    Que lindos escritos seu Outono ou a espera dele lhe proporcionam!
    Também escrevi muito e sempre, mas nada tenho do passado e o último álbum meu, em diário tanbém foi destruído há 20 anos e só há onze não parei mais e ninguém me impediu.
    Tem sensibilidade e, sendo sensível, passa boas palavras para nós.
    Também já sofri um relacionamento abusivo que me livrou Deus há anos e anos. Por sorte pude experimentar o que é o Amor puro e verdadeiro, amiga.
    Tenha dias abençoados e longe do vírus malvado!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    https://espiritual-amizade.blogspot.com/
    https://espiritual-maria1.blogspot.com/
    https://www.idade-espiritual.com.br/
    https://www.escritosdalma.com.br/
    https://www.poesia-espiritual.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosélia,
      como é bom receber seu carinho!
      Fico feliz por você ter encontrado um amor verdadeiro. Eu, te confesso que embora romântica demais, não pretendo ter outra pessoa. Só quero mesmo recuperar minha saúde. A paz em casa, essa já chegou.
      Beijos querida.
      Deus abençoe você sempre 🌷

      Excluir
  3. Olá

    Gostei muito da analogia entre a sua vida vivida e o Outono. Sem dúvida que, existem cerritos paralelismos que nos deixam a pensar.
    ~
    Permito.e agora sugerir que, passado o Outono, passe por cima do Inverno e deixe-se renascer na Primavera. Assim sendo, ficará o contraste, caída de folhas, e nascimento de outras,... perfeito

    Fique feliz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo Valério,
      fico muito feliz por você ter gostado.
      Obrigada pelo elogio.
      Dentro de mim vivem todas as estações. Algumas adormecidas, outras prestes a acordar.
      Abraço, Deus abençoe você.

      Excluir
  4. Um texto muito apelativo. Existem duas estações do ano que gosto mais. É o Outono e a Primavera! Aplausos ao seu blogue
    Vim para ficar!:)
    -
    Deambulo nas tuas palavras escritas outrora
    -
    Beijo e uma boa noite!

    ResponderExcluir
  5. Olá Cidália,
    obrigada pela visita e pelo carinho.
    Seja sempre bem vinda aqui.
    Beijos, Deus abençoe você sempre 🌷

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde querida amiga Edna, também tive e tenho papéis escritos, soltos em livros, meu blog também começou tímido, por minha culpa tive um casamento submisso, enfim... Mas houve a coragem, a atitude e a mudança que busquei.
    " Em um bater de porta, ela também bateu as asas... E viajando para o seu mundo... Se encontrou."
    ( Maria Emilia B Teixeira )
    Boa semana pra ti 🌹😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga,
      os blogs nós salvam!
      Assim como os escritos escondidos em livros, eles guardam nossas histórias, nossas mudanças de estações.

      Não bati portas, elas eram socadas, batidas, fechadas...Eu a abri, então expulsei com o que restava de forças, o que me roubou de mim.

      Beijos querida.
      Gratidão por você estar por aqui, colorindo minhas páginas.
      Que sua vida seja uma eterna primavera
      Deus abençoe você sempre 🌷

      Excluir
  7. Edna, tu sempre emocionas aos teus amigos e leitores com teus belos escritos.. Tão lindo o outono e saber o teu igualmente@! beijos, fica bem! chica

    ResponderExcluir
  8. Olá Chica querida!
    Me emociona receber seu comentário tão cheio de afeto.
    Obrigada por estar sempre por aqui, trazendo novas cores para meu Outono.
    Beijos, tenha dias abençoados 🌷

    ResponderExcluir
  9. Amiga, querida!

    Te ler, me remete a um sentimento de introspecção. Escreve com verdade, sem medo dos seus sentimentos. Passou por momentos difíceis, mas está conseguindo transformar a dor do que viveu, em impulso para mudar sua história e faz isso através das palavras.
    Que bom que as compartilha aqui no teu lindo espaço.

    Que teu outono interno seja vivido com nova ânsia pela vida.

    Um abraço, com carinho
    Sônia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga,
      como sou grata a Deus por poder colocar meus sentimentos nas palavras escritas aqui.
      Me alivia a alma, me enche o coração.
      Ter encontrado amigos por aqui, me ajuda, me fortalece.

      Que Deus faça de sua vida uma eterna primavera 🌷🌹💐
      Beijos, Deus a abençoe.

      Excluir
  10. Boa noite, querida Edna!
    É bom retornar aqui e encontrar mais um bonito texto. Quem escreve sempre expressa o que está dentro de si.
    O Outono é uma fase mesmo de renovações... Que a sua vida seja sempre de boas mudanças e muito crescimento interior... Torcendo!
    Muita paz, saúde e vivas esperanças...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia pra você querida Anete!
      Obrigada por estar sempre aqui.
      Fico feliz com seu carinho.
      Que Deus abençoe você sempre 🌷

      Excluir
    2. Retornando para desejar um bom final da Sexta-feira Santa e uma feliz Páscoa! Que nestes dias Cristo esteja muito vivo no nosso coração, trazendo revelações novas do Seu perfeito AMOR...
      Muita paz e saúde...

      Excluir
    3. Amém, querida Anete!
      Que a Graça e a misericórdia de Deus, esteja sempre com você 🌷
      Tenha um fim de semana abençoado

      Excluir
  11. lindo post com escrita mt bonita gostei mt bjs tudo de bom

    ResponderExcluir
  12. Olá Isa!
    Obrigada por vir me visitar.
    Seja sempre bem vinda aqui no meu blog.
    Beijos, Deus abençoe você sempre 🌷

    ResponderExcluir
  13. Passando para desejar boa tarde!

    Beijos
    Proteja-se

    ResponderExcluir
  14. Olá Cidália!
    Boa tarde para você também.
    Deus abençoe você 🌹🌷

    ResponderExcluir
  15. Edna,

    Parabéns pelo post! Apesar de triste e sublime, ficou muito poético e autoral.

    Nunca pensei no outono dessa maneira. Você tem razão: todos nós passamos pelos outonos da vida. Precisamos estar atentos para que as mudanças necessárias sejam feitas, de forma a não ficarmos estacionados sempre no mesmo outono... que pode ser até o mesmo de 25 ou 30 anos atrás...

    Abraços,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rosana!
      Temos todas as estações dentro de nós.

      Beijos 🌷

      Excluir
  16. Olá Edna querida


    Como eu já te disse antes, gosto muito da forma como você escreve e me identifico muito.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Ani.
      Um beijo, Deus abençoe você sempre 🌷

      Excluir
  17. Muito bonito! Escreva sempre, solte cá para fora as ânsias todas, espalhe-as como folhas ao vento, e vai ver como fica mais leve e poderá esvoaçar a alma no raios de um Sol Maior.
    O Outono tem realmente um encanto delicioso.

    Bom fim-de-semana, querida Edna!
    Preserve-se!
    Deus esteja sempre contigo.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  18. Querida Fá,
    obrigada pelo carinho que tem por mim. Me deixa feliz saber que você gosta do que escrevo.

    Que Deus abençoe e proteja sempre também.
    Que sua vida seja iluminada por Deus 🌷

    ResponderExcluir
  19. Minha querida Edna.
    Se passou por tanta mágoa.
    Está na hora de acreditar no Outono.
    E no cair da folha que tanto nos encanta.
    Viver um dia de cada vez.
    Do que li.
    Vejo em si.
    Uma mulher deliciosamente afável.
    Pronta para amar e ser amada.
    Mas, no momento certo.
    Eu nos meus momentos de loucura.
    Também rasgo tudo.
    Penso que é uma defesa.
    Um beijinho de coração.
    Megy Maia🌈

    ResponderExcluir
  20. Querida e linda Megy,
    passei sim, por coisas terríveis, mas, no meu coração não há lugar para mágoas. O que ficou, foram os problemas de saúde por me manter calada ao longo dos anos.
    Era realmente minha melhor opção na época. Agora, sigo firme em busca de recuperação da minha saúde psicologica.

    Que seus dias sejam sempre suaves como ventos de fim de tarde.
    Beijos, Deus abençoe você sempre 🌷🌷🌹

    ResponderExcluir
  21. Esse blog é simplesmente show. Muito bom, muito bem feito e traz um capricho fora do comum.

    Foi uma grande alegria poder descobrir esse blog e conhecer sua criadora, uma pessoa talentosa e brilhante.

    E o mais gratificante é ver tanta gente comentando, mostrando a qualidade e o conteúdo excelente que tem aqui.

    Parabéns por ter uma página tão bonita e poética como o Blog Quando o Outono Chegar.

    Fique com Deus e que ELE lhe inspire cada vez mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Josemar,conseguiu me deixar tímida com seu elogio.
      Sei que vem do seu coração, então fico feliz.
      Alegria e gratidão, sinto eu, por ter atraído pessoas como você, para meu blog.
      Aprendi muito com você, e vou continuar aprendendo.
      Agradeço a Deus pela dádiva de poder contar com suas orações.
      Sabe que também rezo sempre por você.
      Sei que verei sua vitória.
      Obrigada mais uma vez pelo carinho e presença.
      Quero levar pra sempre dentro do meu coração toda beleza que recebo aqui.
      Beijos, Deus cuide sempre de ti ❤

      Excluir
    2. Gostei da energia, rsrs.

      Que bom, um enviando vibrações boas de um lado, o outro mandando vibrações boas do outro. Só sucesso, kkkkk

      Que façamos isso sempre, pois o que mais precisamos no momento são orações e principalmente, falar e aprender com pessoas positivas e com sentimentos positivos diante das extremas adversidades que enfrentamos atualmente.

      Muita força ao Quando o Outono Chegar e à sua administradora!!! Rsrs

      Excluir
    3. Obrigada querido Josemar!

      Se depender das minhas orações e do meu desejo, tudo ficará cada vez melhor.

      Beijos, Deus cuide sempre de ti ❤

      Excluir
  22. Oi, querida Edna!

    Grata por tua visitinha e simpáticas palavras. Postei há uma semana, sensivelmente, e eu só costumo postar de mês a mês, mas mto obrigada!

    Um texto muito lindo e muito interior. Essa é a história da criação do teu blog, tal como do título escolhido. Entendo! Depois de um casamento tóxico, você precisava de pôr cá fora seus sentires e conseguiu. Parabéns!

    Beijos e continue de quarentena. Um dia, a pandemia irá parar, mas ninguém sabe qdo. Creio, infelizmente, que vai demorar um tempinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Céu, é bom ter você aqui.
      Sim, essa é a história de como surgiu meu blog.
      Através da minha escrita, me refaço, esvazio a alma e encho meu coração.

      Obrigada por sua presença aqui.
      Se cuide também.
      Beijos, Deus abençoe 🌷

      Excluir
  23. Olá Edna
    Escrever refaz a alma. Bom saber que estás dando lugar ao novo, a renovação. Deus tem o melhor para tua vida e Ele nos fortalece na caminhada. Bjs querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém querida Lucinalva!
      Não importa como, o importante é não perder a fé.
      Beijos, obrigada por está sempre aqui me dando forças.
      Que Deus abençoe você sempre 🌷

      Excluir
  24. Querida Edna.
    Deus só coloca a exaustão nas mãos de mulheres guerreiras.
    Não seja apenas uma sobrevivente.
    Mas, uma vencedora.
    Eu acredito pelas suas palavras que o seu coração é corajoso.
    E deliciosamente meigo.
    Nunca mais se deixe pisar.
    E se precisar de mim estarei aqui amiga.
    o mundo gira.
    E ainda existem pessoas boas.
    Sempre aqui para te ler e escutar.
    Um sorriso iluminado.
    Megy Maia��

    ResponderExcluir
  25. Querida e linda Megy,
    já tenho um carinho enorme por você!

    Eu fui a mulher coragem por quase toda minha vida.
    O resultado de ter sido forte demais por longos anos, sinto hoje.
    Mas não perdi em momento algum, a alegria de viver, o encanto, a leveza nem a fé.
    Acredito que existem pessoas abençoadas e boas. Prova disso, é o carinho que recebo aqui.

    Obrigada querida amiga, que Deus abençoe e proteja você sempre 🌷

    ResponderExcluir
  26. Boa noite querida Edna,

    Que bonito relato, nem a tristeza expressa no texto foi capaz de mascarar os seus sentimentos.
    É bem ´perceptível a força que habita em seu coração, diz o ditado, "Deus dá o frio conforme o cobertor", nenhum sofrimento dura pra sempre, vc venceu com toda dignidade. Parabéns pela mulher guerreira que é. Amei o texto;. Temos história bem ´parecidas.

    Bjss

    ResponderExcluir
  27. Obrigada querida Diná!
    Fico grata por você gostar do que escrevo.
    Beijos, Deus abençoe e proteja você sempre 🌷

    ResponderExcluir
  28. Oi, Edna, como vai?

    "... as palavras que não escrevo me sufocam", posso dizer que sinto identificação com essa tua afirmação tão interessante, é uma boa maneira de definir a necessidade de escrever. A filósofa e poeta Viviane Mosé escreveu que "as pessoas adoecem de palavras presas", e penso que faz muito sentido, portanto convém libertar sempre as palavras que temos dentro de nós. Um abraço.

    ResponderExcluir
  29. Olá Ulisses!
    Seja sempre bem vindo ao meu blog
    Verdade; as palavras não ditas, me adoeceram gravumebte..
    Estou libertando aos poucos, escrevendo aqui.
    Beijos, Deus cuide sempre de ti.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  30. Hola Edna, es muy lindo leerte y en esta entrada nos dejas la metáfora del otoño, como renovación, liberación, limpieza y ese volver a empezar y ser lo que eres…sensible y capaz de dar de ti lo mejor y hacer partícipe a los demás de todo ello. Muchas gracias y se feliz todo el tiempo.
    Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dionísio!
      Me deixa muito feliz ter você aqui e saber que compreende meus escritos e meus sentimentos.
      O outro e eu, temos muito em comum.
      Abraço, Deus cuide sempre de ti.
      Grata por sua visita.

      Excluir
  31. Bom dia Edna,
    Um testemunho que me comoveu!
    Escrever é como uma libertação dos nossos estados de alma e isso nos ajuda muito a sentir mais leves. Partilhar também faz parte desse processo e aqui graças a Deus tem encontrado receptáculos de carinho e amizade.
    O outono é uma estação linda e as folhas douradas também me encantam, embora eu aprecie mais a primavera porque os dias são maiores;))!!
    Minha querida que o Senhor lhe conceda muita luz e paz no seu lindo coração.
    Um beijinho e abençoado fim de semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  32. Obrigada!
    Fico muito feliz por você gostar do que escrevo.
    Aqui, coloco meus sentimentos mais sinceros.
    Abraço, Deus abençoe você sempre.

    ResponderExcluir
  33. Querida Ailime,
    seu comentário carinhoso me encheu de alegria.

    Escrever para mim, é sagrado, como se fosse uma oração.
    Me faz mais leve, mais livre.
    Vou me desvendando através do que escrevo.
    Amo o outono e me identifico muito com ele.

    Sou grata a Deus, por todas as pessoas carinhosas que ele colocou aqui, trazendo afeto e forças para mim.
    Deus abençoe você sempre 🌷
    Beijos, obrigada.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde de Paz minha amiga. Vim agradecer pela sua visita ao meu Blog e te falar que me emocionei com as suas lindas e maravilhosas palavras , me vi em você... Só que eu amar lê livros, devorava todo tipo de livros mas os meus preferidos eram romântico... Daí sempre fui criticada por ler muito, mas lia escondido sempre escondido para não ver reclamação.
    Parabéns pela sua força e determinação.
    Um grande abraço de Luz

    ResponderExcluir
  35. Olá Dilene!
    Seja sempre bem vinda ao meu blog.
    Fico feliz por você ter gostado do que escrevo.
    Aqui, deixo o que trago na alma. O que sou e o que acredito.

    Também eu, ao longo do casamento, fiz precisei fazer muitas coisas as escondidas. Muito louco tudo que passei...
    Também amo ler! Romances me fascinam. Olha que loucura!
    Não deveria acreditar em romance, mas amo!
    Espero que vc possa continuar lendo seus romances sempre que quiser. Sem precisar se esconder.
    Obrigada pelo elogio e pela vista.
    Beijos, Deus abençoe você sempre 🌷

    ResponderExcluir
  36. Your writing is meaningful in.
    .. I was touched to read it.

    Nice

    ResponderExcluir
  37. Olá, seja bem vindo ao meu blog.
    Fico grata por você ter gostado
    Aqui deixo o que trago na alma.
    Volte sempre que quiser.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde Edna.
    Vim das postagens coletiva, conhecendo melhor os blogs...
    Simplesmente amei suas palavras, porque blog é isso, esse anseio de colocar para fora, o que está dentro... E isso é uma linda forma de se expressar, e até as vezes não adoecer, porque precisamos fluir, precisamos renovar...
    Amei te conhecer, conhecer seu começo...
    Depois venho com calma, ler mais das suas postagens, do seu lindo outono e espaço...
    Beijinhos doces,
    Ju

    ResponderExcluir
  39. Olá Juliana!
    Seja sempre bem vinda ao meu cantinho!
    Aqui, coloco o que trago na alma.
    O que acredito e o que sou.
    Escrever para mim é como fazer uma oração; É sagrado. Me alivia a alma
    Fico feliz por você ter gostado.
    Volte sempre!
    Beijos, Deus abençoe você sempre 🌷

    ResponderExcluir
  40. Eu só quero uma feliz
    páscoa para você e um
    abraço apertado, quando
    for possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvio Afonso!
      Obrigada pela visita.
      Seja sempre bem vindo aqui.
      Que sua Páscoa seja de bençãos e paz.
      Abraço!

      Excluir
  41. -
    "Neste tempo que nos resta..." | Uma Santa Páscoa| .O tempo pode ser curto e o amanhã já ser tarde. A Páscoa continua, as vidas não. Por isso, façamos do nosso próprio lar o imaginário da família em volta da mesa. A praia que gostaríamos de visitar... O parque florido iluminado pelos raios de sol... Façamos a nossa obrigação. Ficar em casa, porque do nosso lar iluminado podemos sempre falar com quem está longe, ou mesmo ali ao lado... PÁSCOA FELIZ.

    Beijo e abraço, virtualmente carinhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cidalia!
      Que sua Páscoa seja de bençãos, renovação e muita paz.
      Abraço, que Deus cuide sempre de ti 🌹

      Excluir
  42. Olá. Independentemente de ler o texto/poema, aqui inserto, passo a fim de desejar uma Páscoa muito feliz, independentemente dos condicionalismos, inerentes e impostos, pelo afastamento social, e quarentena, que todos nós estamos a viver e a sofrer. Votos extensíveis a toda a sua família.
    .
    Abraço virtual.

    ResponderExcluir
  43. Obrigada Ricardo Valério!
    Que sua Páscoa seja de bençãos e renovação.
    Abraço, Deus abençoe você sempre.

    ResponderExcluir
  44. P elo Amor derramado

    A paz enfim reinou

    S ó nos resta o Amado

    C om todo esplendor

    O sol nos vem calado

    A contemplar tanto Amor.

    Boa Páscoa, querida amiga Ednaa!
    Bjm festivo, carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir
  45. Que lindo querida Rosélia!
    Obrigada!
    Que a Páscoa seja de bençãos e renovação para você.
    Que o amor e misericórdia de Deus, esteja sempre com você 🌷
    Beijos❤

    ResponderExcluir
  46. Olá, boa noite!
    Tudo tem seu tempo.
    Mas não esqueça, anime-se.
    Só depois do outono é que chega o inverno.

    Saudações poéticas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vieira!
      Seja sempre bem vindo aqui no meu blog.
      Obrigada pelo carinho.
      Abraços, Deus abençoe você!

      Excluir
  47. Depreendo que tem a alma ferida à espera de que um verdadeiro amor a venha preencher e fazer brotar de novo o viço retemperador.
    Lembre-se de que alcança quem não cansa.
    Saudações poéticas
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  48. Olá Juvenal!
    Seja bem vindo aqui no meu blog.
    Alma ferida mortalmente, incapaz de pensar em novo amor,rsrs.
    Obrigada pelo carinho.

    Abraços!

    ResponderExcluir