terça-feira, 21 de abril de 2020

GERMINANDO


Ano passado, no dia 18 de Abril, ganhei um texto lindo, poético, escrito por uma amiga muito querida. Um presente de aniversário lindo! Coloquei aqui no blog.

 Este ano, fui surpreendida por um poema sensível, que desvenda minha alma, meu ser.
Foi presente de outra amiga querida, que o blog me trouxe.
Ainda não nos conhecemos pessoalmente, mas conhecemos o coração uma da outra.
Me emocionei, me vi em cada palavra.
Obrigada, querida Sônia!

GERMINANDO

Minha alma jovem dançava leve como uma flolha
ao ritmo de uma brisa suave, fresca e perfumada a jasmim.
Meus pés cruzavam o caminho de terra batida, com rapidez e segurança, enquanto os olhos se perdiam no azul do céu.
Amar e sorrir era tão fácil.
Mas houve uma fase em que a alegria se tornou escassa, alma tolhida, amedrontada.
A dança deixou de fazer parte dos meus dias, pois tudo se tornou fardo, um peso aos meus ombros já cansados.
Hoje, reaprendendo a respirar, com mais leveza, tentando resgatar minha essência de luz e força.
A metamorfose vem acontecendo aos poucos, como semente frágil que rompe o solo numa manhã de sol intenso.
 Me agarro na poesia que brota dentro de mim e que me ajuda a transpor essa experiência de deserto, vencer as agruras , curar  as mágoas.
Aos poucos, ouço novamente a música que o vento sopra  ao meu ouvido, sinto vontade de dançar.
E eu danço, rodopiando abraçada a mim mesma, entre lágrimas e sorrisos.
Num encontro daquela que fui, com a mulher que estou descobrindo hoje.
Uma mulher que nasce depois de uma tempestade de emoções.

Me encontro. Me resgato. me dou as mãos.
Saúdo a vida.
Vida que flui, que se transforma e me transforma.
Instinto de sobrevivência, interiorização, intuição.
Sou semente teimosa, que ousa ser flor e perfume.
Germino.
Sonhando com a primavera interior que se aproxima...

51 comentários:

  1. Sem dúvida uma prenda poética sublime. Delicioso de ler cada verso mais bonito que outro

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Bom dia Cidália!
      Também gostei muito!

      Abraços, Deus cuide sempre de ti🌻

      Excluir
  3. Muito lindo o presente /poema! Adorei! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chica!
      Lindo e cheio de significado para mim.
      Também amei!
      Beijos, Deus abençoe você sempre 🌷

      Excluir
  4. Olá Edna
    Que lindo presente, parabéns. Deus continue te abençoando. Bjs querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Lucinalva!
      Um presente que levarei pra vida toda.
      Gostei demais!
      Beijos, que Deus abençoe e proteja você sempre 🌷

      Excluir
  5. Muito belo!
    Parabéns por mais um aniversário! Saúde a vida, germine, renasça, viva a Primavera a cada Outono que lhe é dado e dance de alegria!
    Desçam sobre ti as maiores bênçãos de Deus!
    Abraço <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida amiga Fá!
      Que Deus abençoe e proteja você, hoje e sempre 🌷
      Beijos 🌷

      Excluir
  6. Bom dia de paz e comemoração, querida amiga Edna!
    Mesmo atrasada, venho desejar-lhe um mar de felicidade e proteção contra doto o mal reinante, amiga.
    Deus lhe abençoe grandemente.
    Com toda sorte de bênçãos espirituais, sobretudo.
    Seja feliz!
    Linda mensagem e vamos germinar Amor pelo mundo tão carente.
    Bjm carinhoso , festivo e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  7. Obrigada querida amiga Rosélia!
    Que Deus abençoe você sempre 🌷
    Que seus dias sejam de bençãos e paz.
    Beijos 🌷🌼🌷🌼

    ResponderExcluir
  8. Olá querida Edna,
    Receba meus parabéns e tudo de melhor desejo à você, mesmo atrasada , mas de coração. Como fiquei sem net esses dias passados não bloguei, e então passou seu niver sem que eu tomasse conhecimento, fiquei triste por não prestar a sua homenagem.

    Lá tem festa para Megg Maia.

    https://celebrandosuavida.blogspot.com/2020/04/ontem-foi-o-dia-de-celebrar-com-megg.html

    Bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  9. Olá querida Diná!
    Também ando sem internet,rsrs.
    Vez ou outra, pego emprestada,rsrs.

    Obrigada pelo carinho sincero.
    Beijos, Deus abençoe e proteja você sempre 🌷🌷❤

    ResponderExcluir
  10. Oi, querida Edna!

    Começo por lhe dar os parabéns por seu aniversário, k foi há pouquinhos dias. Mta vida e saúde junto de seus filhos.

    Você tem amigas maravilhosas e verdadeiras. O presente desse ano tem tudo a ver com você, acho eu. Uma "descida", mas as "subidas" têm prevalecido e muitas mais virão. Fico feliz por isso. Viver é excelente!

    Beijos e se cuide, minha amiga, pke o Presidente do seu país não é coveiro. Triste declaração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Céu!
      Obrigada pelo carinho.
      Sim, tenho poucas amigas. Conto no dedo de uma mão,rsrs. Mas essas, são especiais, generosas, abençoadas.

      Infelizmente nosso Presidente é uma pessoa difícil de se entender.
      Só Deus para nós proteger.

      Se cuide também.
      Beijos, Deus abençoe você sempre ��

      Excluir
  11. Edna, querida!

    Fiquei feliz quando me disse que ia colocar meu poema aqui. Mais feliz ainda por saber que gostou.
    Sei que você germina a cada dia, num processo de autoconhecimento e renovação e que tem muitas flores desabrochando dentro de si.
    Embora não nos conhecemos pessoalmente, sinto em você uma amiga muito querida.

    Sinta meu abraço de carinho,
    Sônia.

    ResponderExcluir
  12. Olá querida Sônia!
    Não poderia deixar de colocar aqui, onde coloco tudo que é especial para mim.
    Amei cada palavra sua.

    Estou ainda semeando, regando, cuidando, esperando com cuidado e espectativa de germinar.

    Obrigada querida amiga 🌷
    Beijos 🌷

    ResponderExcluir
  13. Voltei pra agradecer teu carinho por lá! bjs, chica

    ResponderExcluir
  14. Siempre es loable Edna, el crecer, pero mucho más lo es el GERMINAR, dar de lo tuyo a los demás lo mejor lo más preciado aquello que realmente complementa o completa tu ser y desde lo que bien se siente, sentirse realizado. Gracias por ese buen hacer. Y ha seguir germinando. Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dionísio!
      Obrigada pelo carinho.
      Vou seguindo, buscando o melhor de mim.
      Não posso deixar de acreditar que dias melhores hão de chegar.
      Abraços, Deus abençoe você.

      Excluir
  15. Edna, que presente caloroso, lindo, tocante.
    Tão tocante, que ouso a dizer que esse poema é a vida de muitas sementes germinando... Muitas pessoas passam dores ocultas, lutam as vezes bravamente, e Deus coloca no caminho anjos como essa amiga para abraçar e dar força, com um lindo poema como esse... Parece tão pouco, mas um acolhimento, um abraço, um poema, enfim, são atitudes que dão força e animo...
    Amei demais o poema.
    Lindo de viver!
    Beijinhos
    Ju

    ResponderExcluir
  16. Também achei lindo!
    Fiquei muito emocionada.
    Engraçado é que, ano passado também ganhei um texto lindo, escrito por outra amiga querida, que foi uma anjo de Deus, em um tempo muito difícil em minha vida.
    Graças a Deus, recebo bençãos em forma de carinhos assim.
    Beijos, Deus abençoe você sempre 🌷

    ResponderExcluir
  17. Cuán importante son los regalos, y más si se trata de obsequios no comerciales, sino artísticops y literarios, como este poema hermoso, líricamente de adentro, que te deja tu amiga. UN abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  18. Olá Carlos!
    Amizades assim, são fundamentais em nova vida.
    Receber esse presente, me emocionou muito.
    Obrigada pelo carinho.
    Abraços, Deus esteja com você!

    ResponderExcluir
  19. Edna, não sabia do seu aniversário, o do meu marido foi no dia 17, comemorei no Ciranda de Frases, este ano de uma maneira muito diferente.
    Parabéns atrasados, que você seja cada vez mais feliz, superando experiências passadas e vivendo mais e mais intensamente.
    Bonito poema que lhe trouxe tanta alegria!
    O meu abraço... Boa semana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anete!
      Obrigada pelo carinho, não só hoje, mais por todas as vezes que esteve aqui.
      Isso me ajuda a seguir.
      Beijos, Deus abençoe você!

      Excluir
    2. Um novo alô por aqui... Desejo que vc esteja bem, Edna!
      Que quarentena longa, hein, fase terrível e angustiante, mas na força do Senhor prosseguiremos... Ele é bom, justo e fiel!...
      Abçs e carinho...

      Excluir
  20. Boa noite querida amiga Edna.
    Parabéns atrasado,me desculpe!
    Desejo tudo de bom na sua vida, paz , saúde e felicidade! Que belo presente, um poema! A vida precisa de poesia.
    Uma semana de bênçãos para você e sua família. Se cuidem! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Maria Emília!
      Também desejo que sua vida seja abençoada, e cheia de poesia.
      Beijos, Deus cuide de ti.

      Excluir
    2. Olá Anete,
      obrigada pelo carinho.
      Beijos, Deus cuide de ti.

      Excluir

  21. Olá, amiga!

    Gostei do texto.

    Sempre sonhamos com a Primavera!

    Desejo-lhe um bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  22. olá Vieira!
    Também gostei muito!
    Obrigada pelo carinho.
    Abraços, Deus abençoe você!

    ResponderExcluir
  23. Obrigada pelo carinho.
    Fiquei muito feliz ao receber o poema.
    Beijos, Deus abençoe você!

    ResponderExcluir
  24. Bom dia querida Edna,
    Que presente tão belo!
    Um poema maravilhoso de uma amiga que conhece bem a sua alma.
    Adorei, Edna.
    Um beijinho e bom fim de semana, com saúde.
    Ailime

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde Ailime!
    Um presente lindo, cheio de carinho. Me fez um bem enorme recebê-lo.
    Também fiquei encantada com a beleza e sensibilidade das palavras da Sônia.

    Beijos, que Deus abençoe e guarde você sempre 🌷
    Saúde e paz para você 🌷🌹

    ResponderExcluir
  26. Olá querida Edna.
    Espero que tenha tido um aniversário fantástico.

    Que o sol ilumine seu caminhar.
    Todos os dias desde o nascer.
    Até se envergonhar e se esconder.
    Por entre as montanhas do seu viver.

    Seu carinho admiro - o.
    Do fundo do meu coração.
    Com suas ternas palavras.
    Até podia escrever uma canção.

    Que a vida lhe sorria.
    E que seu lindo olhar.
    Nunca deixe de brilhar.
    Neste mundo um pouco insano.

    Nunca mude.
    E acredite sempre em si.
    Eu já acredito.

    Uma grande beijoca.
    E muitos anos de vida.
    Megy Maia🌈

    ResponderExcluir
  27. Querida Megy,
    me emocionei com seu poema ❤
    Tão lindo, cheio de carinho.
    Obrigada!
    Desejo o mesmo para você 🌷
    Que seu caminhar seja suave, que o vento sopre sereno trazendo paz para seu coração.
    Obrigada pelo carinho.
    Que Deus cuide sempre de ti 🌹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Edna.
      Que a vida sempre lhe sorria.
      Um beijinho iluminado.
      Megy Maia🌈

      Excluir
    2. Obrigada Megy!
      Desejo o mesmo para você 🌷

      Excluir
  28. Nossa, muito bonito. Existem pessoas que, mesmo à distância, parecem nos conhecer tão bem né, as vezes até melhor que muitas pessoas da nossa convivência do dia a dia.

    Belíssimo presente!! Todos os aplausos são poucos!!

    ResponderExcluir
  29. Olá querido Josemar!
    É a segunda vez que recebo poema feito para mim. Ano passado, outra amiga, essa conheço pessoalmente, me surpreendeu com um lindo poema, inspirado em como ela me vê.

    Verdade, não precisamos estar presente, para ser próximo.
    Obrigada, beijos.
    Que Deus abençoe você sempre 💜

    ResponderExcluir
  30. Que lindo! A blogosfera nos presenteia com cada lindeza, né? Amei❤️

    ResponderExcluir
  31. Olá Edna, tudo bem?
    Vim saber de vc, ainda sem nset querida? sentindo sua falta lá pelos blogues.
    Não nos esqueça flor!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Diná!
      Sim, ainda sem internet, rsrs.
      As vezes consigo wi-fi do vizinho.
      Tempos difíceis para mim e para meus filhos.
      Também tem as crises agudas do Pânico, que me incomodam muito.
      Também não esqueço de todas as pessoas do blog, estão sempre em minhas orações.
      Obrigada pelo carinho.
      Deus abençoe você sempre 🌷

      Excluir