quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Refugios


   O silêncio da minha voz, não condiz com o barulho intenso do meu interior. 

Nesse turbilhão de  emoções, vou ao encontro do meu Eu mais intimo, buscando serenar meus pensamentos, compreender meus sentimentos.                                                                                            Saber como estou, quem hoje sou, se faz necessário para resgatar o melhor de mim, e fundamental para manter minha sanidade.                                                                                         É preciso coragem, para percorrer o longo caminho em busca se si mesmo.Temo perder o rumo novamente...A serenidade nem sempre se faz presente,a inquietude domina o coração, transborda a alma, confunde os desejos.                                                 O silêncio  é onde desaguo os pesos das bagagens  pesadas demais, difíceis de carregar.                             Entendi que, aceitar minhas fragilidades, não ofusca minha força, não é fracasso; é respeito por mim.

Sei, sou muito mais que minhas palavras escritas, que os medos loucos, que os emaranhados de nós, que compõem minha  história; Sou eu, em toda minha essência, sou pedaços, sou inteira, sou inquietude, sou sensibilidade, também sou leveza, sonhos...Sou um Ser em reconstrução.



                                         



                                                           

  

68 comentários:

  1. Todos temos fragilidades e com elas temos que conviver... Respeitar cada uma delas e pouco a pouco as vencer! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Com certeza!
    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Beijos, Deus cuide de ti 🌹

    ResponderExcluir
  3. Entendi que, aceitar minhas fragilidades, não ofusca minha força, não é fracasso; é respeito por mim.

    Olá, querida amiga Edna!
    Suas palavras revelam autoconhecimento...
    Recortei os de acima por identificação total.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo carinho, querida Rosélia.
    Que Deus cuide de ti 🌹
    Beijos 🌻🌷

    ResponderExcluir
  5. Nós nos reconstruímos sempre porque somos todos frágeis. O silêncio nos permite olhar para dentro, perdoar nossas falhas sem carregar culpas, dar uma organizada no que ainda está emaranhado. Não é fácil fazer isso, nem deixar no passado o que não mais nos serve. Nossa bagagem é pesada porque não eliminamos o desnecessário para prosseguir na caminhada. Estaremos até o fim da vida em processo de aprendizagem, nos renovando e ficando mais sábios. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Verdade Marilene.
    Mas tem bagagens que eu gostaria de não ter que carregar, ou poder descartar.Mas não posso.
    Obrigada pelo carinho.
    Beijos, Deus abençoe você sempre 🌷🌹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, Edna. Há coisas que ficam arraigadas e não cedem, apesar de nosso esforço. O ideal é não pensarmos nelas. Que Deus a abençoe, também, querida! Bjs.

      Excluir
  7. Um texto maravilhoso de ser ler! Obrigada pela partilha!
    -
    Será o destino mais forte do que o pensamento
    .
    Beijos, e um excelente fim de semana. :)

    ResponderExcluir
  8. Olá Cidália!
    Fico muito feliz por você ter gostado.
    Obrigada pelo carinho.
    Beijos, Deus cuide de ti 🌹

    ResponderExcluir
  9. Boa sexta-feira, Edna...
    Mais um texto com muita reflexão. Ser um ser em reconstrução requer paciência, perseverança e muita coragem. Avançar é preciso, desistir jamais. Todos temos fragilidades e inseguranças, mas, com firmeza devemos seguir, buscando sempre a paz e a liberdade que vêm da leveza de ser! Gosto de Filipenses 1.6/Bíblia.
    O meu abraço...

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde querida Anete!
    Sim, desistir jamais!
    Devemos seguir, sempre com fé e esperança.
    Obrigada pelo Versículo.
    Abraços, que Deus cuide de ti 🌹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edna... Bom final de domingo e boa semana...
      Desejo que a sua Primavera seja alegre e esperançosa. Que Deus traga mais e mais cores e sabores ao nosso viver!
      Bjs

      Excluir
    2. Obrigada Anete!
      Que Deus abençoe você.
      Desejo o mesmo pra você!
      🌹🌹🌹

      Excluir
  11. Querida amiga,
    tantas vezes desaguamos em silêncios os rios caudalosos que nos percorrem... isso pode ser fragilidade feita força, pois se desaguassem em mares de altas e bravas vagas, estas poderiam fazer soçobrar o nosso barco.
    Há que aceitar as fragilidades, sim. E procurar levar o barco a bom porto, sabendo que as fragilidades fazem parte do percurso.

    Desejo que consiga aproveitar todo o bom e belo do seu caminho para melhorar cada vez mais a viagem.

    Bom fim-de-semana, Edna!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Querida amiga Fá,
    você compreendeu todo o sentido das minhas fragilidades, que não são poucas... Me perdi de mim ao longo da jornada, não por fraqueza,e sim, por precisar ser forte demais a vida toda.
    Ignorei a depressão por longo tempo, até vir a Síndrome aguda do Pânico, e a Tanatofobia...
    Mas, estou sempre atenta a toda beleza que está na beira dos caminhos que percorro. Desaguar se faz nescessário.

    Obrigada pelo carinho.
    Que Deus, na sua infinita bondade, cuide de ti, hoje e sempre 🌷
    Gratidão 💜
    Tenha um fim de semana abençoado.

    ResponderExcluir
  13. Me gusto esta frase "soy un ser en reconstrucción" creo que eso somos una reflexión interior en el camino de la búsqueda del ser mismo.
    yo agregaría, "eres un ser lleno de bondad"
    Saludos Edna que tengas un buen fin de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge!
      É muito bom saber que você gosta do que escrevo.
      Deixo aqui, tudo que trago na alma.
      E, grata pelo elogio e carinho.
      Que Deus cuide de ti.
      Beijos, bom fim de semana pra você também.

      Excluir
  14. Es plausible Edna, y siempre valorable el dar pasos hacia el encuentro con uno mismo y ser y estar y con todo el afán ir reconstruyendo desde los silencios...A seguir creando belleza.
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  15. Olá Dionísio!
    Obrigada pelo carinho em suas palavras.
    Me deixa feliz, saber que você compreendeu o que sinto.
    Beijos, que Deus cuide de ti.

    ResponderExcluir
  16. Hay una necesidad de conocerse así mismo. Bucear en nuestro mundo interior. Es la mejor forma de aprender a través del conocimiento de si mismo, conocer a los demás. UN abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  17. Olá Carlos,
    me conhecer,tem sido um exercício diário.
    Só assim, poderei melhorar o que não estiver bem.
    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Fico feliz por você ter gostado.
    Beijos, Deus abençoe você.

    ResponderExcluir
  18. Edna, querida!

    É no silêncio que eu mais consigo olhar pra dentro.

    Que bom que você reconhece sua força, apesar das fragilidades.
    E quem de nós não possui suas fragilidades e medos?
    O ser humano está sempre em construção, já que muda constantemente.

    Que durante seu processo de reconstrução continue cultivando seus sonhos e sua leveza.
    Adorei te ler.

    Bjs e um ótimo mês de setembro.

    ResponderExcluir
  19. Edna, querida!

    É no silêncio que eu mais consigo olhar pra dentro.

    Que bom que você reconhece sua força, apesar das fragilidades.
    E quem de nós não possui suas fragilidades e medos?
    O ser humano está sempre em construção, já que muda constantemente.

    Que durante seu processo de reconstrução continue cultivando seus sonhos e sua leveza.
    Adorei te ler.

    Bjs e um ótimo mês de setembro.

    ResponderExcluir
  20. Edna, querida!

    É no silêncio que eu mais consigo olhar pra dentro.

    Que bom que você reconhece sua força, apesar das fragilidades.
    E quem de nós não possui suas fragilidades e medos?
    O ser humano está sempre em construção, já que muda constantemente.

    Que durante seu processo de reconstrução continue cultivando seus sonhos e sua leveza.
    Adorei te ler.

    Bjs e um ótimo mês de setembro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Sônia!
      É sempre bom ler seu comentário.
      Sim, preciso valorizar minha força, ainda que nem sempre ela se faça presente.E, silenciar, me ensina a me ver com sinceridade, me ver inteira. Com as fragilidades e os cacos, mas também vejo minha fé, minha perceverança.

      Beijos, gratidão.
      Deus cuide sempre de ti 🌹🌷

      Excluir
  21. Obrigada Rosana!
    Fico feliz por você ter gostado.

    Beijos, Deus abençoe você sempre 🌷

    ResponderExcluir
  22. Será que existe alguém que, alguma vez na vida. consegue entender os seus próprios sentimentos?

    Gostei muito de ler.
    .
    Abraço poético

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que sim.
      Obrigada por estar aqui.
      Fico feliz por você ter gostado.

      Abraços!

      Excluir
  23. Boa tarde Edna,
    Um texto lindo muito bem escrito onde expressa toda a sua sensibilidade.
    Muitas vezes nos refugiamos no silêncio, porque não temos com quem falar e que entenda nossas fragilidades ou a nossa voz fica embargada.
    Temos que tentar enfrentar nossos medos, passo a passo, um de cada vez até que eles se libertem e nos deixem respirar.
    É uma reconstrução contínua, árdua, mas possível.
    Um grande beijinho.
    Ailime

    ResponderExcluir
  24. Obrigada querida Ailime!
    É tudo que tenho feito.
    Enfrentado, rezado e acreditado.

    Que bom que você gostou.
    Beijos, Deus abençoe você sempre 🌷

    ResponderExcluir
  25. "...O silêncio é onde desaguo os pesos das bagagens..." linda poesia. Parabéns por compartilhar. Amei. Bjs querida

    ResponderExcluir
  26. Olá Na!!
    Seja sempre bem vinda ao meu blog.
    Fico grata por seu comendo e feliz por você ter gostado.
    Escrevo o que trago na alma, o que sinto, o que faz parte de mim.

    Beijos, obrigada, volte outras vezes.
    Deus abençoe você sempre 🌷

    ResponderExcluir
  27. Respostas
    1. Olá,
      obrigada por visitar meu blog.
      Seja sempre bem vinda aqui.

      Sim, é essencial.

      Beijos, Deus abençoe você 🌷💐🌷

      Excluir
  28. Bom dia querida amiga Edna,

    O ser humano sente mesmo necessidade de reencontrar-se, e no silêncio é possível essa introspeção, como se estivesse entrando num caudaloso rio e derramando o pesado fardo.Uma prosa intimista e gostosa de se ler, além de edificante.
    Bjs e bom dia com Paz e alegria no coração.

    ResponderExcluir
  29. Obrigada querida Diná.
    Fico feliz por você ter gostado.

    Beijos, Deus cuide de ti 🌹🌷🌹

    ResponderExcluir
  30. Olá, como está?

    Passei para pôr-me ao corrente do seu blog
    e deixo-lhe


    Saudações poéticas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vieira!
      Obrigada pelo carinho.

      Abraços, Deus abençoe você.

      Excluir
  31. Boa tarde Edna. As vezes as nossas fragilidades nos deixam mais forte.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia, Edna
    Reflexão muito interessante. Reconhecer nossas fragilidades é essencial. Que Deus nos fortaleça sempre, bjs querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia querida Lucinalva!
      Que bom que você gostou.
      Obrigada pelo carinho.
      Que Deus abençoe você sempre 🌷🌹
      Beijos 🌻

      Excluir
  33. Edna, você é um ser lindo, se construindo, se transformando e se fortalecendo. E que ainda faz escritos lindos sobre essa transformação muitas vezes doída mas tão mágica também. Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Querida Alda,
    é bom ter você aqui novamente.
    Obrigada pelo carinho de sempre 🌷
    Deus cuide de ti.
    Beijos 🌻

    ResponderExcluir
  35. Olá Giannis.
    Obrigada pelo carinho e pelo elogio.
    Abraços, Deus abençoe você.

    ResponderExcluir
  36. Querida amiga Edna.
    Belo texto... Transparências.
    O silêncio faz barulho e mergulhos necessários que arruma a casa.
    Te desejo tudo bom na sua vida.
    Boa semana.Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida amiga!
      A casa continua em desordem...Mas, seguindo.

      Obrigada pelo carinho.
      Que Deus abençoe você sempre 🌷
      Beijos.

      Excluir
  37. Olá Edna, tudo bem?

    Vim aqui visitar o seu blog maravilhoso mais uma vez, com essa poesia cheia de talento e brilho.

    Por mais que tentemos ser fortes, a verdade é que somos frágeis demais né. Tenho lido Eclesiastes, e a cada dia mais, e isso não é desilusão com a vida, me convenço o quanto é ilusório essa nossa vida. É um baque, mas tanto alegrias quanto tristeza são ilusórias, hoje percebo.

    Estou vivendo um dia de cada vez, o amanhã é entregar na mão de Deus mesmo. Nessa parte aqui "O silêncio da minha voz, não condiz com o barulho intenso do meu interior. Nesse turbilhão de emoções, vou ao encontro do meu Eu mais intimo, buscando serenar meus pensamentos, compreender meus sentimentos.",lembrei das orações que tenho feito, não vamos perder a esperança. Apesar de ser ilusório isso tudo, a bíblia traz palavras de esperança também, como quando diz que: se o Senhor soprar, haverá vida. O Senhor é Deus de restauração, Deus de esperança.

    Seguimos juntos em orações à distância uns pelos outros!!
    Beijo, fica com Deus

    ResponderExcluir
  38. Querido Josemar;
    Obrigada pelo carinho e pelo elogio sincero.

    Tem razão, somos pura emoção e talvez frágeis demais.
    Mas, também temos força e fé.
    Ela nos mantém de pé.

    Gosto de Eclesiastes, de Coríntios, Lucas, leio muito, Provérbios e Salmos.
    Tiramos lições maravilhosas da Bíblia, um verdadeiro manual para ser uma pessoa de caráter e perceverança.

    As ilusões, como você disse, fazem parte da vida, do Ser Humano. Não existe como estar no mundo das criaturas,sem passar por angustia, dor, tristeza, alegria, ansiedades... Até mesmo Jesus, quando estava entre as criaturas, se alegrou, entristeceu, teve amargura, ira e ansiedade.Sorriu, sonhou, chorou...
    Isso é estar vivo.
    Mesmo os animais, tem os mesmos sentimentos, ou bem parecidos.
    Sabe disso, pois vê a Nina feliz, triste, amorosa, ajeitada...
    Tudo isso compõe nosso Ser.
    A ilusão é que nós move, nos molda, enquanto pertencemos ao mundo das criaturas, não do Criador.

    Beijos, que Deus te ilumine e cuide de ti, sempre.
    Se cuide 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vida longa ao Outono, esse blog tão maravilhoso!!

      Belíssimas palavras, as quais não tenho mais nada a acrescentar, apenas beber de tanta sabedoria.

      Cuide-se também e que Deus os abençoe todos os dias. Beijos!

      Excluir
  39. Edna, gostei deste seu texto e de outros que li. Tem um blogue bem interessante.
    Para não me perder... já a sigo.
    Bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  40. Olá Jaime!
    Seja bem vindo ao meu blog.
    Aqui, escrevo o que trago na alma.
    O que sinto, o que busco e o que acredito.
    Fico feliz por você ter gostado.
    Grata pelo elogio e pela visita.
    Volte sempre que desejar.

    Beijos, Deus cuide de ti.

    ResponderExcluir
  41. Boa noite querida Edna!
    O tempo tudo cura minha linda!
    Deixe - se levar!
    Ame - se a si mesma!
    E vença os seus medos!
    Ninguém é mais que ninguém!
    Somos todos iguais!
    E se se sentir perdida!
    Tem sempre aqui uma amiga e conselheira!
    Para bons e maus momentos!
    Um abracinho sorridente!
    E muita luz!💙🌼💙
    Megy Maia🌈

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Megy!
      Deus cuide de ti 🌹
      Beijos, uma semana abençoada para você 🌹🌹🌹

      Excluir
  42. Olá Edna!
    Que poema belo sentimental, nostálgico, adorei ler.
    Beijinhos de paz e fique bem.
    Luisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luisa!
      Seja sempre bem vinda ao meu blog.
      Fico feliz por você ter gostado.
      Obrigada pelo carinho.
      Volte outras vezes.
      Beijos, que Deus cuide de ti 🌹

      Excluir
  43. Olá, querida Edna!

    Espero k você esteja bem de saúde, tal como seus filhos. Por aqui, cuidados e mais cuidados.

    Li seu texto já 2 vezes, e segue um pouco a linha dos outros, mas isso mostra verdade e coerência.

    O caminho se faz caminhando e as marés enchem e vazam. O importante é continuar, batalhar, pois, no final, sairá vitoriosa.

    Todos temos REFÚGIOS, deixe que lhe diga. A imagem é linda, embora de rostinho virado, mas só assim podemos ver as florzinhas no cabelo.

    Beijos e que o Universo a proteja.

    ResponderExcluir
  44. Obrigada Céu!
    Deus abençoe você sempre 🌷

    ResponderExcluir
  45. Cara Edna Figueiredo,
    Eis que chegou o outono,
    No Norte, onde ele é dono.
    Aqui no Sul, o arvoredo
    Prova sem qualquer segredo
    Ser a doce primavera.
    Estação da flor, por mera
    Coincidência em ser ora
    Do frio intenso ir embora
    E vir o calor à vera!

    Bela portagem! Parabéns! Abraço cordial. Laerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Laerte!
      Fico feliz por você ter gostado.
      Abraços, uma semana abençoada para você.

      Excluir
  46. Um turbilhão de sensibilidade leio por aqui. Maravilha de expressões sobre seu "eu".

    "Sou eu, em toda minha essência, sou pedaços, sou inteira, sou inquietude, sou sensibilidade, também sou leveza, sonhos...Sou um Ser em reconstrução."

    Feliz domingo e boa semana.]Bjss

    ResponderExcluir
  47. Olá Diná!
    Fico feliz por você ter gostado.
    Obrigada pelo carinho.
    Beijos, Deus abençoe você sempre 🌷

    ResponderExcluir